A educação em direitos humanos nos ambientes escolares e a parceria dos Defensores Públicos

A presente escrita decorre da preocupação com o crescimento do discurso de autoritarismo e intolerância verificados a partir de 2018 no seio da sociedade brasileira, bem como da percepção de certa fragilidade democrática, verificada em especial pelos pedidos de retorno do regime militar veiculados nos diversos veículos de comunicação. Reflete sobre a necessidade de fomento a valores humanísticos/democráticos. Parte da premissa de que a EDH se mostra um instrumento fundamental para a reafirmação desses valores. O livro traz pesquisa desenvolvida no ano de 2022 com dados que demonstram a influência desse cenário na formação de valores pelos adolescentes e no dia a dia da escola. Elenca os desafios enfrentados pelos docentes para a realização dessa educação e as possibilidades de contribuição dos Defensores Públicos, por meio de atividades desenvolvidas a partir de um projeto social de educação. Provoca a Defensoria Pública para maior atuação nessas atividades educativas.