A metamorfose

"Certa manhã, ao acordar de sonhos inquietos, Gregor Samsa se viu em sua cama transformado num imenso inseto. Estava deitado sobre suas costas, que eram duras como uma carapaça. Ao levantar um pouco a cabeça, viu sua barriga marrom, côncava, toda dividida em arcos; ela se elevava tão alto que o cobertor mal podia cobri-la e deslizava quase por inteiro para o chão. Suas muitas pernas se agitavam desesperadas diante de seus olhos, e eram tão finas em comparação com o resto do seu corpo que dava pena vê-las." Com esse parágrafo surpreendente, bizarro e de um humor negro inédito, Kafka abre sua obra mais famosa, A Metamorfose (Die Verwandlung, 1915). É a história de um jovem que, transformado da noite para o dia em um inseto gigante, torna-se um objeto de desgraça para sua família, um forasteiro em sua própria casa, um homem essencialmente alienado. Uma meditação angustiante sobre os sentimentos humanos de inadequação, culpa e isolamento, A metamorfose tomou seu lugar como uma das obras mais lidas e influentes da ficção do século 20. Como W. H. Auden escreveu: "Kafka é importante para nós porque sua situação é a situação do homem moderno". Esta edição de A metamorfose integra a segunda temporada do projeto Literatura Livre, fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, que promove o acesso gratuito a obras clássicas em domínio público por meio da tradução direta do idioma original.