Abluções (ou "lavando a alma") foi escrito no início dos anos 1990 (de fevereiro a outubro de 1992), a partir de uma experiência vivida por Marissilva — algo que ela sonhou, acalentou e desejou com todas as forças. Em suas palavras: "apostou todas as fichas, e perdeu!".
Talvez seja pueril dizer que foi um "amor platônico" o que ela viveu; mas ela garante que sim...
E quem nunca sonhou viver um grande amor? Aquele sentimento tão forte que nos faz "sonhar acordados", literalmente? No fundo, todos desejam isso, sim, não é mesmo?
Entretanto, apesar da dor e dadecepção, ela não se deixou abater, como descreve em seu primeiro poema:
"Estou emergindo do fundo do poço,
Da noite escura da minha dor.
Como a fênix que renasce das cinzas,
Estou renascendo para o amor!"
O traço mais marcante em sua obra é, sobretudo, a resiliência. Mesmo tendo consciência que o objeto de seu amor não está ao seu alcance, ela não desiste de amar; sabe que algum dia encontrará alguém a quem vai dedicar todo seu imenso amor, e acredita que também será muito amada.
Conforme vai escrevendo, colocando no papel toda dor pelo sonho "desfeito", a autora vai literalmente "lavando a alma",expurgando sua dor. Em suas palavras: "Essa talvez tenha sido a melhor terapia que eu poderia fazer!".
Alguém tem dúvidas disso?!
Antenada, Marissilva fala sobre vários problemas sociais: o crescimento desenfreado das cidades, o abandono dos idosos, o feminicídio, o preconceito em relação às pessoas com deficiência...
Vale a pena "mergulhar" nas páginas deste livro e conhecer um pouco melhor essa autora. Quem sabe você não se surpreenda?