Azeite

Em Azeite: história, produtores, receitas, Luciano Percussi coloca sua consistente experiência como empresário do ramo da gastronomia e enologia a serviço da apresentação de um alimento muito tradicional em nossa cultura: o azeite de oliva. Aliando receitas culinárias criadas e testadas pela chef Silvia Percussi a um roteiro para a degustação do azeite, o texto não só proporciona ao leitor indicações sobre pratos de execução simples em que esse óleo é um componente importante, como ensina e comenta a maneira de melhor identificar suas características mais sutis. Caprichando nos ingredientes, o autor inclui alguns de raro sabor na preparação desse verdadeiro manual sobre o assunto: um detalhado levantamento da história do azeite entre as civilizações mediterrâneas, por meio do qual conhecemos seu prestígio na mesa e suas numerosas aplicações na estética, na medicina e na religião, e a situação de sua produção e comércio no globo, que vêm aumentando significativamente nos últimos anos. Rico em informações culturais e técnicas, o livro certamente agradará aos mais variados paladares: o de estudantes e profissionais da culinária, de empresários do comércio e do público em geral.