Educação escolar indígena e quilombola

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.Educação escolar indígena e quilombola traz uma visão sobre a implantação de uma educação escolar nos territórios indígenas e quilombolas, tendo por base a história e a cultura afro-brasileira e indígena e a educação indígena e quilombola, resultado da luta dos movimentos indígena e negro para atender a essas modalidades de educação. Entre os temas abordados estão as políticas para educação indígena e quilombola; os conceitos de raça, etnia e territorialidades; a história dos quilombos; a história e as diretrizes legais dos direitos indígenas e quilombolas; a educação especial nos territórios indígenas e quilombolas e a educação escolar indígena e quilombola na prática. O objetivo é apresentar a base legal e histórica da educação escolar indígena e quilombola para subsidiar o planejamento de estratégias didático-pedagógicas adequadas às suas especificidades, considerando a diversidade cultural e princípios éticos e inclusivos, através da educação para as relações étnico-raciais, presente na BNCC, fortalecendo a pedagogia decolonial e a educação antirracista.