Hõjõki - Anotações na solidão da cabana

Grande obra de testemunho literário do Japão medieval, Hōjōki é uma curta crônica social em que o autor busca seu lugar no mundo regido pelo princípio da impermanência, afastando-se da antiga capital Heiankyō, atual Kyoto, assolada por uma série de calamidades no final do século 12, e isolando-se nas montanhas. Ao construir uma cabana rústica e eliminar o desejo, o poeta e inja, retirado budista, acreditava que seria poupado da angústia que se abateu sobre os habitantes da cidade. No entanto, encontraremos o autor consumido pela dúvida, questionando sua própria sanidade e a integridade de seu propósito. Sua voz vem do passado distante e fala diretamente ao nosso coração, surpreendentemente moderno e intensamente humano. A nitidez das tradições do passado e as calamidades presentes no cotidiano dos cidadãos transformam o futuro em uma névoa indissolúvel, misteriosa e desalentadora; ao mesmo tempo, o autor enaltece o limiar da vida em acontecimento. Embora idoso e solitário, seus pequenos prazeres e memórias mantêm a chama de sua alma viva. Esta edição de Hōjōki – Anotações na solidão da cabana integra a segunda temporada do projeto Literatura Livre, fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, que promove o acesso gratuito a obras clássicas em domínio público por meio da tradução direta do idioma original.