Mapeando Exu

Mapeando Exú é uma obra única e poderosa que mergulha nas profundezas das tradições afro-brasileiras e afro-latinas, apresentando um universo de invocações de exus e pombagiras. Composta exclusivamente por nomenclaturas e algumas imagens fotográficas, esta coleção visual oferece um vislumbre íntimo das figuras espirituais que permeiam a vida religiosa e cultural de milhões de pessoas na América Latina. As páginas de Mapeando Exú são um convite para explorar os mistérios e a riqueza dos rituais e simbolismos que acompanham as entidades de Exu e Pombagira. Cada nome listado não é apenas uma palavra, mas uma porta de entrada para histórias de proteção, desafios, alegrias e transformação. As fotografias selecionadas capturam momentos de devoção e beleza, refletindo a força e a presença dessas entidades no cotidiano dos fiéis. Com um tom humanizado e sensível, Mapeando Exú busca não apenas documentar, mas também celebrar a diversidade e a profundidade das tradições espirituais afrodescendentes. A obra honra a ancestralidade e a continuidade cultural, proporcionando um espaço de reconhecimento e respeito pelas práticas que resistem e florescem em solo latino-americano. Mapeando Exú é um tributo visual e textual às forças espirituais que, em sua complexidade e vitalidade, continuam a guiar e inspirar comunidades inteiras. Esta obra é uma homenagem à espiritualidade viva, que pulsa em cada canto do Brasil e além, conectando pessoas por meio de um legado de fé, resiliência e celebração.