Multiculturalismo E Pluralismo Jurídico

A apresentação da obra do professor Valdoir da Silva Santos, Mestre em Filosofia do Direito, Bacharéu em Filosofia e Direito, que se intitula "O Multiculturalismo, o Pluralismo Jurídico e os Novos Sujeitos Coletivos", constitui-se no reconhecimento de um trabalho de fôlego, desenvolvido no Curso de Mestrado de Filosofia do Direito, que foi defendido na Universidade Federal de Santa Catarina e continuado com o aprofundamento das questões étnicas e culturais. Este é o primeiro tomo de uma obra que será escrita em 06 tomos ao total. No texto, percebe-se a importância do tema para a construção de um novo paradigma jurídico para o Brasil. Há todo um questionamento sobre o direito dogmático, formal e positivista vigente no modelo de organização jurídica, que era calcado no monismo jurídico. Faz-se necessário diante de um sistema capitalista explorador e fundado na desigualdade social, discutir a relação entre o Multiculturalismo e o Pluralismo Jurídico. A pesquisa é séria e profunda, trazendo novos conceitos e alternativas de mudanças de uma sociedade centralizadora e altamente burocrática.