Os Aspectos Da Linguagem Escrita

A motivação para a realização deste estudo justificou pela necessidade de conhecermos a relação entre aprendizagem, interação social e desenvolvimento mental. Na busca de contribuições sobre questões referentes à linguagem, fundamentamos nosso estudo na teoria Histórico-cultural, que define a linguagem como instrumento, e construção do pensamento. Este trabalho esta estruturado em duas partes principais: Primeira o histórico da criação das salas de recursos (SR), em seguida uma análise da escrita dos alunos inseridos em salas de recursos. Desta forma buscamos responder algumas hipóteses tais como: Em que contexto histórico ocorreu nascimento das SR? Quais as legislações que determinam esta modalidade? Como a SR contribuiu para o desenvolvimento da escrita dos alunos? Quais os principais dificuldades apresentados pelo alunado? Quais as práticas pedagógicas realizadas para desenvolver o nível de textualidade apresentada pelos alunos? Afim de, alcançar estes resultados buscamos respaldos teóricos na teoria Histórico-Cultural e seguimos os pressupostos apresentados pelas Diretrizes da Língua Portuguesa para a Educação Básica.