Planejamento de cardápios econômicos

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.Planejamento de cardápios econômicos apresenta técnicas e ferramentas de gestão (fichas técnicas, planejamento de compras, armazenamento etc.) e condicionantes socioculturais que auxiliam o leitor a desenvolver cardápios criativos, sustentáveis, saudáveis e com aceitabilidade. Para tanto, traça-se um breve histórico da alimentação, perpassando sobre os aspectos das escolhas alimentares e das influências dos contextos nas quais as culturas alimentares se inserem. Também aborda a diversidade natural e cultural, a sazonalidade, a versatilidade nas substituições e o aproveitamento integral dos ingredientes como pilares para uma proposta de alimentação equilibrada e saborosa, com nítidas contribuições do Guia Alimentar da População Brasileira.